CENTRO HAKUMANA
“Toma conta dele, quando eu voltar pagarei o resto.”

Centro Hakumana é um centro que visa representar a união de forças religiosas em resposta ao HIV-Sida no apoio a crianças e adultos afectados e infectados.
A CIRM-CONFEREMO (Conferência de Religiosos e Religiosas de Moçambique), perante a realidade preocupante do HIV-Sida no nosso país elaborou um projecto: “o Bom Samaritano”, pensado no sentido da integração, acompanhamento e solidariedade, muito mais que material, que permita a dignidade humana aos que se vêm confrontando com esta doença. Reflecte e representa a união de forças dos religiosos e religiosas em resposta a esta problemática considerada prioritária por todas as congregações no ano 2005.
Assim, depois de uma fase de formação e informação promovida a nível de todo o país, a CIRM-CONFEREMO assume uma segunda fase do projecto, com um espaço físico próprio onde se procura oferecer um serviço de acção social à comunidade local; promovendo acções de informação, formação, orientação, assessoria, integração social e pesquisa relacionada com a pandemia do HIV-SIDA, a funcionar há 5 anos. A proposta insere-se no Projecto “O Bom Samaritano” – Centro Hakumana.
Visão do Hakumana
O Projecto O Bom Samaritano, através do Centro Hakumana, visa oferecer um serviço de acção social à comunidade local; promovendo acções de informação, formação, orientação, assessoria, integração social e pesquisa relacionada com a pandemia do HIV-SIDA.
No futuro Esperamos:
Expandir o serviço social, sanitário e educativo no atendimento as famílias com VIH e Sida;
Apostar na conscientização de uma vida positiva com VIH e Sida;
Fomentar cursos de costuras como meio de criar oportunidades de sustentabilidade das famílias;
Promover a informatização (informática/tecnologia) como possibilidade de acesso e igualdade de oportunidades no seio da comunidade;
PUBLICAÇÕES
INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO E APOIO AS FAMÍLIAS DA LOCALIDADE DE IMPAPUTO- SUL DA PROVÍNCIA DE MAPUTO:
Com o intuito de informar sobre as medidas de prevenção a tomar face ao COVID-19, o centro Hakumana sempre num esquema de escala fez-se presente na localidade de Impaputo para sensibilizar e informar à comunidade. Nesta vertente, foram distribuídas máscaras, kits de higiene e apoio alimentar.






DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS:
Na linha de prevenção ao coronavírus, o centro Hakuma num esquema de escala diária e tomando mais precauções face a situação actual faz a distribuição alimentar as famílias, oferecendo kits de higiene, máscaras entre outros matérias necessários como forma de assegurar a passagem da pandemia de COVID 19.






MACHAMBA:
Na linha da terapia ocupacional, a machamba continua ajudando os pais e as mães do centro Hakumana a recuperar sua autoestima e, concomitantemente para sustentabilidade do dia-a-dia do centro apesar da situação do coronavírus. Aliás, são tomadas todas as medidas de prevenção, com as regras de higiene, respeito as distâncias de aproximação e aglomerados.





